O número de investidores no Brasil tem crescido expressivamente. Com esse crescimento, é comum que muitos brasileiros se sintam motivados a também iniciarem suas jornadas e busquem saber mais sobre investimentos seguros.
Se antes a poupança aparecia como a melhor opção para aqueles que querem investir e, ao mesmo tempo, ter a certeza de que o seu dinheiro está seguro, atualmente, existem alternativas de investimentos mais rentáveis e com o nível de segurança equivalente.
Enquanto o rendimento da poupança continua estagnado em 6% ao ano – este é o teto de rendimento para quando a taxa Selic está acima de 8,5% a.a. – houve um aumento considerável na rentabilidade das outras alternativas de investimento.
Para ajudar você a aumentar o seu patrimônio sem colocar as suas economias em risco, apresentaremos ao longo do conteúdo opções bastante interessantes de investimentos seguros.
Continue conosco até o final e aproveite a leitura!
Quais são os investimentos seguros mais recomendados?
Agora, você já sabe que apesar das vantagens da aplicação em poupança, há outras opções que permitem que o seu dinheiro renda mais e que também são consideradas altamente seguras.
Por isso, vamos falar um pouco mais sobre elas e apresentar todas as informações que você precisa ter conhecimento antes de investir.
1. Tesouro Direto
Quem está em busca de investimentos seguros para dar os seus primeiros passos no universo das aplicações, tem que conhecer o Tesouro Direto.
Com o objetivo de possibilitar que as pessoas físicas tivessem a chance de adquirir papéis do governo, ele foi criado em 2002.
Seu funcionamento é bem simples de compreender e não tem segredo, basicamente, você empresta dinheiro para o Governo Federal. Depois de um certo tempo, o valor é devolvido com juros.
O mais interessante é que essa modalidade de investimento entrega diversos benefícios como, por exemplo:
Segurança:
Por se tratar de um dinheiro que foi emprestado ao governo, existe a garantia de que o receberá de volta.
Bom rendimento:
Vale ressaltar que a sua rentabilidade é superior à da poupança.
Possibilidade de investir com pouco dinheiro:
Como há títulos a partir de R$ 30, você consegue investir com pouco.
Liquidez diária:
É possível resgatar o dinheiro a qualquer momento.
2. Certificado de Depósito Bancário – CDB
Tal como a poupança, os Certificados de Depósitos Bancários são emitidos pelas instituições financeiras, que emprestam o valor aplicado para pessoas que necessitam de seus serviços de empréstimos ou financiamentos.
O que torna este investimento tão atraente é que a sua rentabilidade também é superior à da poupança e o seu fator de risco é consideravelmente baixo, sobretudo, porque ele é resguardado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Sabe o que isso significa? Mesmo se o banco for à falência, os investidores podem reaver os valores que aplicaram. Contudo, o valor não pode ultrapassar R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.
Sem dúvidas, essa modalidade é referência quando o assunto é investimentos seguros.
No entanto, embora se trate de um dos investimentos mais seguros e seja pouco arriscado, é fundamental ter a consciência de que quanto maior é o rendimento, maiores são os riscos.
3. Letra de Crédito Imobiliário – LCI
É vasta a quantidade de investimentos seguros que existem. Quando pensamos nessas modalidades que oferecem segurança aos seus investidores, as Letras de Crédito Imobiliário não podem ficar de fora.
Elas têm uma ligação direta com o mercado imobiliário nacional e possuem uma rentabilidade bem interessante, garantindo o brilho nos olhos de seus investidores.
Da mesma forma que o CDB está protegido pelo FGC, essas aplicações financeiras também estão. Ou seja, este fator chama a atenção e pode ser decisivo para aqueles que querem combinar investimentos seguros e rentabilidade em sua carteira de ativos.
Como falamos no tópico anterior, o intuito desse fundo é assegurar que os investidores não tenham prejuízos financeiros caso a instituição venha à falência ou caso não consiga pagar o rendimento combinado por alguma outra circunstância.
Um ponto extremamente positivo é que o investimento é isento do Imposto de Renda. Desse modo, a isenção do IR junto à rentabilidade tornam essa aplicação ainda mais fascinante.
4. Letra de Crédito do Agronegócio – LCA
Também chamada de LCA, essa aplicação financeira faz parte do conjunto de investimentos seguros.
Como você deve ter imaginado, essa modalidade é bem semelhante a LCI. Podemos dizer que a grande diferença se resume ao fato de que, enquanto uma está diretamente ligada ao setor imobiliário, os recursos da outra são destinados ao setor do agronegócio.
Um aspecto que merece destaque é que essa aplicação também é isenta do Imposto de Renda e conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito.
5. Letras de Câmbio
Quando falamos de investimentos seguros, as Letras de Câmbio merecem ser mencionadas.
Do mesmo modo que as outras aplicações financeiras citadas, essas também se tratam de um investimento em renda fixa.
Inclusive, o funcionamento é o mesmo das outras modalidades. Relembrando, você empresta o seu dinheiro a uma instituição financeira e, em compensação, recebe de volta o dinheiro aplicado acrescido de juros.
Agora que você chegou aqui, já sabe tudo o que precisa para começar sua jornada com investimentos seguros. Então, o que acha de dar o primeiro passo? Conte com a ajuda de nossos assessores!