No mercado financeiro brasileiro, existem diversas possibilidades de investimento. Porém, dentro dessas inúmeras opções, existem aquelas que apresentam altos riscos, mas também podemos encontrar investimentos seguros para trazer mais estabilidade para nossas carteiras.
No Brasil, a poupança é considerada um dos produtos mais seguros, por estar ligado à solidez do banco eminente. Mas, existem alternativas de investimento mais rentáveis e seguros.
Nesse artigo, apresentaremos outros tipos de investimentos seguros e rentáveis para compor e diversificar a sua carteira. Confira!
Investir em poupança é uma boa opção?
Diante das diversas opções para realizar aplicações financeiras, muitas pessoas ainda acabam colocando seu dinheiro na poupança.
Muitos acreditam que terão um bom retorno, depois de algum tempo, ao investir o dinheiro nessa modalidade, mas o fato é que essa não é a melhor opção de investimento seguro. Esse alto número de investimentos se deve ao baixo fator de risco e ao fácil processo de abertura e acompanhamento da conta.
Outro ponto importante, que acaba levando alguém a investir dinheiro nessa aplicação é a falta de noções básicas de educação financeira, um assunto muito pouco discutido em nosso país.
Dessa maneira, buscamos apresentar outros tipos de aplicações que podem ser até mais seguras e rentáveis que a poupança.
Quais são os investimentos seguros?
Considerando que o rendimento da poupança não costuma ultrapassar os 6% ao ano (quando a Selic se encontra acima de 8,5%), essa aplicação acaba sendo menos rentável que as opções a seguir.
Tesouro direto
O tesouro direto é uma das melhores opções quando se trata de investimentos seguros e rentáveis.
Essa aplicação permite que as pessoas físicas possam adquirir papéis do governo.
Nesse caso o investidor adquire um título de dívida pública e esse dinheiro é usado pelo Governo para a realização de obras de infraestrutura.
Como resultado, o aplicador recebe todo o dinheiro emprestado de volta, com um acréscimo de percentual de juros. Tudo isso dentro de uma data estabelecida no momento da compra.
Além de ser mais rentável que a poupança o fato de o Governo Federal ser o destinatário do investimento, seus riscos são considerados inexistentes.
LCI e LCA
As LCIs e LCAs também são consideradas investimentos rentáveis tão seguros quanto os já citados acima.
Essas, funcionam de forma bem semelhante entre si, onde o investidor empresta dinheiro a uma instituição financeira e também recebe o valor de volta com a aplicação de juros definida.
A diferença é que nos LCIs o dinheiro é investido no mercado imobiliário e as LCAs no agronegócio.
Além de ser protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito e isento do imposto de renda, essa modalidade também pode ser prefixada, de forma que será possível saber exatamente o valor que será recebido, no momento em que o negócio for fechado.
Certificado de depósito bancário – CDB
Além de rentável e seguro, as CDBs são aplicações financeiras muito práticas, pois também são garantidas pelo FGC.
Ao fazer uma aplicação em um CDB, o dinheiro estará sendo emprestado para o banco, que por sua vez, usará esse valor como crédito para oferecer a quem procura esse tipo de serviço.
E assim como no tesouro direto, o investidor receberá o valor aplicado de volta com o acréscimo da taxa de juros.
Antes de investir vale lembrar que os rendimentos dos CDBs são tributados pelo IR, mas ainda assim, essa modalidade continua sendo mais rentável que a poupança.
Letras de câmbio – LC
Essa modalidade de investimento em renda fixa é disponibilizada por sociedades de crédito, investimentos e financiamento, conhecidas como instituições financeiras.
Neste, os valores são levantados com as vendas das LCs por essas instituições e utilizadas para realizar suas operações.
O investidor nessa modalidade de investimento também receberá de volta todo o dinheiro investido, corrigido com os acréscimos de juros.
Diferente das letras de crédito, as letras de câmbio não possuem isenção de imposto de renda, mas não deixam de ser um investimento rentável.
Precatórios
Por último e não menos rentável, os precatórios são ativos judiciais de processos julgados como ganhos.
Quando aplicado pelo investidor, é realizada a compra da parte ganhadora do processo, por um valor muito menor, o direito de recebimento do valor total do crédito. Isso acontece porque o processo judicial passa a ser de quem o compra e assim o valor total será pago ao comprador.
As vantagens desse ativo também são de alta rentabilidade e a garantia legal em relação ao recebimento.
O costume em investir nessa modalidade é recente no Brasil, e pode ser uma ótima opção para quem começar agora.
O que torna os investimentos seguros e rentáveis?
Para saber se um investimento irá prosseguir de forma segura e manter um bom rendimento, é necessário que ele apresente boas oportunidades de ganhos e baixos riscos. Para que assim as chances de perda de capital sejam quase nulas.
Por isso, a renda fixa é a melhor resposta para quem busca investimentos mais seguros.
Agora que você já conhece os melhores investimentos seguros, que tal começar a investir?
Lembre-se de que quanto mais cedo começar, mais dinheiro você pode conseguir ao longo dos anos. Por isso, conte com a equipe de especialistas da Onori e descubra as melhores aplicações para a sua carteira de investimentos.
Visite nosso site e entre em contato com a nossa assessoria!